Poesia para que e para quem? Com os escritores Bruno Gaudêncio e José Inácio Vieira de Melo, dia 29/10, no segundo dia da FLIBO


Bruno Gaudêncio, escritor
José Inácio Vieira de Melo, escritor
Nunca se publicou poesia como atualmente. As publicações de poemas nas redes sociais são uma verdadeira avalanche. Os livros são publicados aos borbotões, mesmo que em pequeníssimas tiragens. Mas para quem escrevem os poetas? Pois apesar de toda essa efervescência criativa, os leitores de poesia são extremamente reduzidos. As pessoas não têm tempo para ler algo que não seja útil, que não venha oferecer suporte para as coisas práticas, pragmáticas. 
O poeta cearense Francisco Carvalho afirmou em entrevista que “a poesia é uma grande ribalta entregue às moscas”. Já o poeta pernambucano Alberto da Cunha Melo disse em um belíssimo poema, intitulado “Casa vazia”, que “Poema nenhum, nunca mais,/ será um acontecimento:/ escrevemos cada vez mais/ para um mundo cada vez menos”. Na palestra “Poesia para que e para quem?”, os poetas José Inácio Vieira de Melo e Bruno Gaudêncio tentarão mostrar ao público da Flibo o porquê da necessidade de fazer e publicar poesia e qual o alcance dessas escrituras. Tentarão provar que os poetas não são “cães latindo, noite e dia/ dentro de uma casa vazia”.

Bruno Gaudêncio, é escritor, jornalista e historiador, natural de Campina Grande, Paraíba. Iniciou a carreira publicando em 2009 a coletânea de poemas O Ofício de Engordar as Sombras (Sal da Terra). Lançou este ano, Ariano Suassuna em Quadrinhos pela Editora Patmos.

José Inácio Vieira de Melo, Autor do livro O galope de Ulisses, José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural.

DIA 29/10, QUINTA-FEIRA
PRAÇA DA ABES
19h

Postagens mais visitadas deste blog

Entre o Lajedo e a Palavra, Lau Siqueira

Em Setembro, 9ª edição da Festa Literária de Boqueirão